sexta-feira, 20 de maio de 2011

Último eremita


Na calçada de tantas pernas apressadas, repousava um homem fundido ao concreto. Não implorava moedas nem caridade, apenas contemplava o cenário, deixando-se ao sabor do inerte tal estátua esfarelada. Os dias e as pessoas escorriam pela presença translúcida, assim como os fios emaranhados de barba que cresciam sem se fazer notar. Se alguém perguntasse o que fazia ali, responderia de bom grado: estava pensando.

Nos últimos trinta anos, pressionado a seguir em frente e fazer alguma coisa, não havia tido espaço para refletir sobre os caminhos ou pesar as escolhas. Sempre lhe enfiavam uma ocupação pelos braços, que empilhava de qualquer jeito, por não saber ser tantos ao mesmo tempo. Estava cansado da vida que não fornecia intervalos. Ao contrário do que teorizavam os narizes torcidos, não era vagabundo. E pecara por nunca ter sido.

Em algum lugar no alto dos andaimes sociais, talvez a família tivesse notado a ausência. Deixara todos sem dizer nada. Acostumado a perseguir o centro, ápice glorioso da vida, quis ficar à margem. Há dessas vontades que escapam da compreensão alheia. Agora, recolhido ao silêncio da meditação, apenas o som do próprio corpo ecoava dentro dele. Tantas batalhas por tornar-se alguém, e ali estava, embevecido pelo anonimato. Não pretendia voltar. O mundo era pequeno demais para tantas identidades. Coragem mesmo era essa de não ser ninguém.

6 comentários:

  1. Garota, você é muito boa! Rs. O texto me prendeu do começo ao fim.

    E sobre ele.. Coragem maior que essa não existe! A coragem de ser livre de julgamentos e vaidades. A coragem de realmente encontrar a liberdade sendo apenas o que é em essência e nada mais.

    Me fez pensar e sair um pouco desse mundo aqui. Adorei!

    Natália Siqueira

    ResponderExcluir
  2. Não encontro palavras, sinceramente. Esse texto mexeu comigo.
    Deixo o meu email para contato, pois gostaria de convidá-la a fazer parte do blog A Notícia No Divã, mas preciso te explicar melhor a proposta do blog.

    Parabéns pelo "É, pois é"!
    Estamos te seguindo.
    Carlos Pinho
    A Notícia No Divã
    MercadoCom:

    http://anoticianodiva.blogspot.com/

    http://mercadocom.blogspot.com/

    Tenha uma ótima noite!
    Até!

    ResponderExcluir
  3. Eu sai desse mundo, me transportei para o seu. Peguei uma carona na sua liberdade expressa nesse texto lindo.
    Seguindo, sigo o que é bom!
    escarceu-pre-datado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É ... muitas veze tem akela pessoa ali, na claçada, embaixo do viaduto e nós agimos como se fizesse parte do cenário apneas. Esquecemos que são tão seres humanos como nós...
    Belo post Fabi!

    Tem um confessionário lá no meu blog. Confessa lá! Te espero!
    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sabe quando você ler algo para um tempo pra pensar em tudo que leu e sente aquele arrepiu no corpo todo , foi isso que aconteceu quando acabei de ler o seu post a última frase mexeu demais comigo " Coragem mesmo era essa de não ser ninguém"
    Parabéns pelo texto , sério mesmo

    http://conflitopsiquico.blogspot.com

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor