quarta-feira, 20 de abril de 2011

Carta para quem a carapuça servir




Olha, você pode até ter mais dinheiro que precisa, uma aparência melhor que a média, ou talvez seja prestigiado por uma inteligência maior. Mas não me venha atropelar os ouvidos com seus tratores de superficialidade e prepotência. Eu não mereço. A saliva gasta em críticas caberia melhor em um diálogo com si mesmo. Quem é bom de verdade não tem tempo para reafirmar superioridade aos outros.

Tenho pena dos seus pais, que esqueceram de mencionar à criança mimada que o mundo não tinha dois sóis. A falta de humildade é um vírus que atinge gerações inteiras, e você é apenas um ramo podre que alguém deixou crescer. Dos valores distorcidos nascem as escórias da humanidade: os preconceituosos, os espancadores de mulheres, os esnobes. Narizes empinados por uma falsa sensação de soberania. Deixa eu te contar um segredo: o mundo é maior que o seu umbigo.

Sei que existem idiotas devorados pelo conhecimento. O narcisismo intelectual é uma crendice incrivelmente burra. Doutores, senhores da lei, mestres das ciências exatas e humanas. Que proclamam autoridade através de um diploma pendurado na parede. Meu amigo, méritos acadêmicos não significam posições elevadas, apenas provam que você foi privilegiado por boas oportunidades. Todos temos algo para ensinar, como também aprender. O colega maltratado por não saber fazer cálculos, ou porque ainda é iletrado, pode provar-se um homem melhor. Viver, essa ciência empirista que se aperfeiçoa através dos tempos, não é questão de saberes. Todos chegam e partem com a mesma decência. Na morte, não existem distinções. Se for para esbanjar alguma coisa, que seja caráter.


2 comentários:

  1. Seja pra quem for, deve ter merecido, as pessoas se esquecem que acúmulo de conhecimento não tras sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Olá parabéns pelo texto, que aliás acredito servir para muitas pessoas que transitam pelas ruas e pela net.
    Estou te seguindo, se puder retribuir, acesse: www.oobservador-ricardoabreu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor