quarta-feira, 23 de março de 2011

Chique é ser estrangeiro

Se acaso a existência de extraterrestres fosse comprovada, provavelmente o primeiro lugar que eles escolheriam visitar seria o Brasil. Afinal, em nenhum outro país os forasteiros são tão homenageados. A recente visita do presidente dos Estados Unidos demonstrou todo o potencial da hospitalidade brasileira, com direito a criancinhas vertendo lágrimas e o Cristo Redentor inteiro para a família real. Cada passo do grande Imperador foi anunciado com estardalhaço, minuciosamente planejado, para que tudo fosse perfeito e adequado. Não parecia a chegada de um simples Chefe de Estado, mesmo que o maior. Aqui, Obama foi rei.

Fonte: O Globo


O mundo inteiro reconhece a ascensão econômica do Brasil, mas um país que não sabe comportar-se como gigante sempre será um anão de mentalidade encolhida. Ao contrário da China, nação mundialmente respeitada que enfrenta seus problemas de liberdade política, mas carrega em sua cultura milenar a dignidade e o orgulho; neste país o reconhecimento só é válido se vier de fora. Celebridades internacionais são ovacionadas, encontram Pelé, abraçam a Presidente ou são hospedadas por Luciano Huck e Angélica. Os brasileiros são os melhores anfitriões do mundo. É uma pena que, lá fora, não recebam a mesma cortesia.


Ashton Kutcher e Demi Moore na casa de Angélica e Luciano Huck, em Angra


É vergonhoso esse tratamento supervalorizado, se a necessidade de provar como o país é lindo e desenvolvido é maior que o investimento real em infra-estrutura e educação. Ainda mais constrangedor é notar que os brasileiros enchem de regalias os visitantes ilustres, mas são cheios de preconceitos contra os seus mais corajosos irmãos que, longe dos resorts e das praias paradisíacas, sofrem as mazelas de um outro Nordeste. Ser gentil e hospitaleiro não justifica agir como criaturas inferiores, sedentas de aprovação. Nada, no Brasil, é melhor que o brasileiro, embora ele freqüentemente se esqueça disso. Longe de afirmar-se como potência de dimensões culturais muito maiores do que futebol e samba, a postura do país permanece curvada, reforçando seus piores esteriótipos. Não dá para ter respeito por uma nação assim.

8 comentários:

  1. O pior de tudo é vermos como é importante para quem tem o poder manter os brasileiros exatamente como estão hoje: ignorantes, aceitando esmolas e com complexo de vira-lata. Quanto mais cultos e conscientes os cidadãos, mais difícil é de esconder as farsas.

    ResponderExcluir
  2. Pois é,muita gente exalta o que é de fora,e não percebe que o Brasil está ascendendo mundialmente,e continua colocando o país como inferior,ou como um dos piores do mundo.Abrindo mão de alguns costumes,e abrindo a mente para modelos estrangeiros.

    http://corracherry.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo e assino embaixo. Perfeitas palavras. Meu irmão mais novo costuma dizer: "Nós, brasileiros, quando vamos à outros países temos que nos esforçar para falar a outra língua. Qdo "eles" vem aqui, nós também temos que nos esforçar pra falar a língua deles!". É uma verdade. O Brasil não tem mentalidade de país grande. Cresce, mas continua pequenininho....

    Flor, meu lay eu tirei de um site de uma menina que faz lays por encomenda e oferece uns modelinhos free. Se kiser depois te passo o link!

    BeijO, adorei sua visita!!*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O Brasil não precisa (nem nunca precisou) abaixar a cabeça para nenhum país do mundo, ainda mais frente à nossa atual situação. Respeitar o que vem daqui é um dos primeiros passos rumo ao desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  5. SUPER CONCORDO COM TODAS AS PALAVRAS QUE VOCÊ ACABE DE DIZER!!
    É UMA PENA NOS MESMO NÃO ENXERGARMOS O BRASIL QUE ESTÁ CRESCENDO, EMBORA ELE AINDA PRECISE DE MUITA MAIS MUITA REFORMA EM MUITOS SENTIDOS PARA SE TORNAR REALMENTE UM ORGULHO. ENFIM... COMO DIZ A FRASE "...NÃO DESISTIMOS NUNCA!"

    E MUITO OBRIGADA PELA VISITA AO BLOG, FICO FELIZ QUE TENHA GOSTADO! ESPERO SUA VISITA MAIS VEZES ;)

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Texto excelente, amo este país mas a de se reconhecer que certos costumes brasilanhos me dão nojo.

    http://marcelomoreiradealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Palmas! Concordo e ressalto ainda o ensaio ditatorial no Rio de janeiro durante a "visita imperial", no qual pessoas foram presas por protestarem. Fecham nossas ruas, limitam passos, querem calar nossa voz e criminalizar o direito à luta...país bonito só pra gringo ver!

    ResponderExcluir
  8. fato! (respondendo seu comentário)

    Pois seja bem vinda, estou te seguindo!

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor