segunda-feira, 14 de março de 2011

Comunique-se

Pense duas vezes, antes de falar. Mas não se cale para sempre. No fundo, não se trata de podar palavras, é apenas uma questão de saber dosá-las. Quem fala demais magoa sem querer. Se o silêncio persistir, no entanto, nada ficará a ser dito. Embora a necessidade de procurar medir nossos pensamentos antes de verbalizá-los seja inquestionável, reprimir idéias é censurar a si mesmo.

Curiosamente, todo mundo precisa de duas coisas: voz, e autocrítica. A coragem para dizer, com coerência, porque quem fala sem cuspir insultos é escutado, e uma boca cheia de opinião não engole mentiras. E autocrítica, para perceber a diferença entre se expressar e cair no ridículo.

Se o que estiver na ponta da língua for um elogio dado de bom grado, liberte, mas se for uma ofensa de má fé é melhor secar a saliva envenenada antes de contaminar alguém. Todos os dias, é preciso exercitar um pouco de diplomacia pessoal. Só não vale ser camaleão, mudar o que diz de acordo com quem escuta. Ou ficar em silêncio, por medo de represálias. E se ninguém puder ouvir?
Bom, para isso existem blogs e twitter.

Um comentário:

  1. Adorei!
    Certa vez postei sobre o poder das palavras. E nem sempre sabemos dizê-las na hora e no lugar certo. Minha mãe diz que são como flechas que uma vez lançadas não podem mais voltar ao arco!

    Aparace lá no meu cantinho tb, tá de cara nova!!

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor