quarta-feira, 30 de março de 2011

Até o fim

Metade de nós, talvez, jamais descubra como é. Se a morte que separa famílias já é dolorosa, imagine perder alguém que se amou por escolha. Depois de meio século de casamento, de repente amanhecer na cama vazia, sem suspiros preguiçosos e abraços amarrotados. Eu conheci um amor que durou até o fim. Nas lágrimas de uma mulher profundamente devastada pelo falecimento do marido, mais do que um sentimento de dependência, eu enxerguei coragem; de amar aquilo que é frágil, e deixar-se viver na esperança de um reencontro. Uma valentia cada vez mais rara.

O casamento deixou de ser um ritual de respeito, mesmo uma celebração de afeto. Como um castelo de areia, se desfaz ao mínimo toque. De obrigação, evoluiu para contrato, facilmente revogável por qualquer uma das partes. Não se sabe razão para insistir em imperfeições, a tolerância já não cabe no mesmo teto, qualquer deslize é motivo para fazer as malas. Mas a glória do vestido branco e das festividades pirotécnicas, ninguém dispensa. Nenhum compromisso é fácil de cumprir. Um que promete o infinito, então, está além da capacidade emocional de uma cultura que só exercita o desapego.

Problemas surgem e, às vezes, o inevitável acontece. Uma máscara que cai, outro sentimento sufocado por falta de zelo. Não é justo obrigar ao convívio casais de cera, perfeitos na teoria, frios ao toque. Mas se o amor não é forte o bastante para sobreviver ao mau tempo, dificilmente merece dividir o mesmo barco. Aprender a ceder deve ser o primeiro passo de quem pensa em se casar. Sem a disposição para fazer pequenos sacrifícios, a ruína é previsível. Qualquer relacionamento acaba, não existem vírgulas eternas. O final mais feliz é ficar junto, até que a morte, e somente ela, os separe.

9 comentários:

  1. Nossa Fabi. Que lindas palavras... e verdadeiras.
    Existem amores eternos que duram meses... mas acho que devem ser belos enquanto durarem. Mas, existem aqueles dignos de toda a nossa admiração. Como estes que só a morte separa. Espero que o meu atual seja assim.

    Passa lá!
    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Belo texto. Hoje em dia é realmente difícil imaginar as pessoas se comprometendo com esse "para sempre", já que o mundo, cada vez mais globalizado, cria pessoas cada vez mais individualistas.
    Eu assumi o risco e estou tentando, junto com minha esposa, criar meu "eterno", pois acho sim que este é sim o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  3. É. A frase "Que seja eterno enquanto dure" explica :)

    beijos querida, amei o blog

    http://sujeitoamudancaseou.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. De todos os blogs que visitei hoje, o seu valeu mais a pena seguir e comentar.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. gostei do texto e principalmente do final onde diz que final feliz msm é ficar junto até q a morte e somente ela os separe...

    sabe no ano em meus avós completariam 50 anos de casado meu avô (o melhor do mundo por sinal) daleceu, foi uma dor indescritivel para mim que tinha apenas 18 anos imagine para minha veinha (vó que amo muito) deve ter se sentido e se sente, pq eu ainda sinto mto a falta dele

    seguindo o blog

    bjuu

    docomeco-hata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Linda sua visão de mundo, gostei de descobrir teu blog!

    ResponderExcluir
  7. Guria, que texto esplêndido. De verdade! Muito bem construído, articulado. Chega a dar gosto de ler e reler!
    Um beijo pra ti

    ResponderExcluir
  8. Aplausos! Incrivel demais esse texto! Parabéns, e muiiito sucesso! Estou seguindo!

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor