quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pilot


O meu avô*, que Deus o tenha, era surdo feito uma porta. Fator que, lamentavelmente, condiz ser hereditário. Carrancudo, vivia arrastando os pés e reclamando de qualquer coisa. Não era afeito a diálogos, outro detalhe que a genética resgatou para completar minha inaptidão social. Mas, ao contrário de mim, sabia fingir que escutava. Os olhos não passeavam pelas terras remotas de um planeta distante: fixavam-se no rosto do inocente interlocutor, inclinando a cabeça de uma maneira ardilosa, como se estivesse de fato interessado. E, naquela pausa dramática que finaliza os longos discursos cotidianos e sinaliza o seu momento de contribuir com a conversa, disparava um charmoso e autêntico: “Pois é.”


Era assim simples, claro e indolor. Esse era um mestre da dialética. Conseguia satisfazer qualquer tagarela com uma única expressão. Seu “Pois é” era afirmativo, às vezes trágico, constantemente cômico. Se o Vô deixou um importante legado, é esse vocábulo dos Deuses que te poupa o raciocínio, e diz tudo o que não se entende. Ainda hoje me pego recorrendo a esse truque magistral, principalmente por quase nunca saber o que dizer.


Esse é um mundo esquisito. Exige de nós uma postura adequada, uma imagem perfeita, defende a liberdade de ideias, mas não nos incentiva a pensar. Quem é quieto, frequentemente é taxado de autista. Que me perdoem os sociáveis, mas eu ainda não aprendi a falar por atacado. Prefiro escrever. Assim, posso mastigar o assunto e escolher as palavras certas. Nunca estive com a razão, essa raposa indomável demais para pertencer a alguém. Mas, se liberdade de expressão é poder dizer o que quiser... Como o de Vovô, o meu “Pois é” vai falar até do que eu não sei.


* Colemar Guimarães, In memorian.

4 comentários:

  1. First! \o/ Tomara mesmo que você não apague esse! :P

    ResponderExcluir
  2. Pois é, invejo bons cronistas como você!
    Legal o nome do blog, principalmente depois dessa contextualização!
    Beijos e boa sorte em mais um espaço!

    ResponderExcluir
  3. Quanta saudade do nosso preciosoO "Pois é"...=/

    Te amuuu...

    Nanda ^^

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor