quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tributo à arte de escrever


Já me acusaram, infinitas vezes, de ser infantil. Admito. Por Harry Potter, torno-me a criança que fui quando o descobri. Vocês não sabem como é. Ou talvez saibam, mas tenham perdido há muito a coragem de assumi-lo. Essa série fantástica que acompanhou a minha geração inteira agora ganha seu último filme. Não significa seu desaparecimento. Claro que não. Todos nós sabemos que boas histórias não morrem nunca.

A humanidade precisa da ficção, não só para amenizar os transtornos de viver sem intervalos, mas enquanto tradução dos anseios e dúvidas. Cada linha escrita e interpretada, seja em qualquer suporte ou era, remete ao desejo de provar outras experiências sem sair do lugar. Esse é o trunfo de nossa capacidade de raciocínio, reinventar o mundo, semeando vida com suspiros de criação. Um bom contista injeta emoção em doses homeopáticas. Melhor ainda, é capaz de despertar paixões por quem não existe.

É indescritível observar o fenômeno dos fãs. A mobilização, o endeusamento talvez. O segredo, quem me dera saber. No caso de J.K Rowling posso dizer com confiança que foi o universo magnífico criado com tanta verossimilhança e carinho. O que começou com um livro infantil desaguou nesses milhões de quase adultos, marcados pelos conceitos de amor, virtude e heroísmo que permeiam a história. Sou orgulhosa de ter participado disso.

Eu poderia dizer, com franqueza, que escritores já nascem feitos. Se não aprendem as letras, contam histórias orais, delineiam personagens à tinta. Mas essa vontade de abrir portas para novos universos é herdada dos outros, os mestres do passado. No meu caso, Rowling deu o pontapé inicial. Se nasci para isso, não sei. Tenho, no entanto, muitas vozes dentro de mim, elas saem dos meus dedos com a mesma avidez com a qual respiro. Longe de me pertencerem. Quando escrevo, não o faço por orgulho próprio. Apenas devolvo ao mundo as palavras que ele soprou no meu ouvido.

3 comentários:

  1. Olha muito bom o seu texto! Realmente você escreve muito bem :) Estou seguindo aqui viu *-*


    _____
    http://laurabsecrety.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto! Realmente não é todo mundo que entende por que a gente gosta tanto desse universo de Harry Potter. Tia JK ensinou parte da nossa geração a ler e escrever... Mas alguns, tipo você, aprenderam melhor :) Arrasa, Fabi!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, gostei da maturidade do seu texto, sou apaixonada por HP e grito aos quatro ventos. Não é crime, aliás, a série toda devolveu às crianças - inclusive as de sua geração - o dom da imaginação, que anda tão esquecido graças ao exagero de produtos prontos a que elas são expostas.

    Comecei a te seguir....

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor