segunda-feira, 18 de julho de 2011

Fina ironia

Death by http://mr-twingo.deviantart.com/


Aos noventa e nove anos, o bom Eustáquio cansou de se deitar. Tentou de todas as maneiras e posições, rolou aos extremos do mar de lençóis que a empregada engomava, quando enfim desistiu de adormecer na horizontal. A família tentou, em vão, persuadi-lo a descansar a coluna curvada por tanta vida. Mas ele, enterrado na poltrona de couro, negou-se a obedecer. Que os ossos virassem pedra, só descansaria se fosse sentado e de olhos abertos.

No fundo inconfessável daquela teima estava um medo repentino. Alguns dias antes, enquanto descascava uma laranja na varada, alguém do lado de lá avisou que a morte viria buscá-lo. Não sabia explicar como soubera, só sabia. E resolveu adiar ao máximo esse encontro que já atrasava algumas décadas. “Pode até chegar”, remoia, os olhos azuis cristalizados de catarata “Mas não vai me encontrar pronto para o caixão”.

Gostava de viver, aquele ali. Descia as ladeiras de pedras irregulares como se fosse ainda o garoto das cocadas, o namorado da Onória, o marido da Ritinha. O tempo só havia passado do lado de fora. Ultimamente, estava certo da perseguição invisível. Se dormisse, era capaz de não acordar – ai dele se não dificultaria o trabalho da malograda. Não conseguiu. Na fila do banco, lotada de cabeças de algodão à espera do benefício mensal, um zumbido de mosca incomodava. Fechou os olhos por dois segundos e, com um soluço de surpresa, morreu. Tanto de dia, quanto de pé.


8 comentários:

  1. poxa que conto legal!! muito bonito o encerramento. Parabens fabii :)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o conto. Bem escrito e bem desenvolvido, com uma história curiosa.
    Me autoriza a usá-lo com meus alunos de Português?

    ResponderExcluir
  3. Fabi, muito bom. Sem mais.
    eahuehaue
    Interessante, redondo, surpreendente e bem sacado.

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito bom^^
    SEguindo o blog ..

    http://angelmartinss.blogspot.com/
    http://lovesongone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fantástico, mesmo! (e, claro, não há nenhuma novidade nisso) Um enredo relativamente curto, mas o que faz toda a diferença é como você o expõe... :)
    Gostei. bjo

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor