quarta-feira, 22 de junho de 2011

Acasos de família

Foto por: http://pictureguy.deviantart.com/


Eu pensei que sabia me virar sem elas, as pessoas. Acreditei-me imune à solidão desvairada de não ter ninguém. Depois de tanto ser rodeada por vozes esganiçadas, agora mal suporto o silêncio constante: desaprendi o ofício da misantropia. Falhei na minha ambição mais constrangedora, de ser independente e viajada. Se arrisco a fuga, volto para casa com o rabo entre as pernas e peço dois copos de leite quente. Já não sei viver sem família.

Perder dói. Quando o amor é grande, então, o golpe deixa feridas incapazes de sarar. Amo tantos que não sei se tenho capacidade de arrancar infinitos pedaços de mim. Mas sem eles, não valeria a pena o tributo de qualquer choro. Consolo de uma lágrima é ter outras com as quais formar uma nascente. O importante é não deixar nossos elos enfraquecerem com o tempo, renovar em vez de esvaecer. Fomos feitos para resistir, como as raízes de árvore que se espalham sem deixar apodrecer as lascas mais antigas.

Eles podem ser tão diferentes de mim que mal cabem no meu sangue. Sabem irritar e cuspir no prato oferecido. Às vezes roubam minhas roupas e, em outras, minha paciência. Não importa. Sempre acabo voltando para os nossos churrascos e discussões. Precisei deixá-los para entender o quanto a solidão pode ser insuportável. Só os meus podem me lembrar de quem eu sou.

10 comentários:

  1. Pois é...
    Muit criativo seu blog, já estou seguindo
    Ficarei feliz se vc passar no meu e retribuir.
    Obrigada!
    http://maniasdadiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Exatamente.
    No fim das contas, não importa para onde formos, é sempre pra nossa família que voltaremos.
    Parabéns pelo blog!

    Abraços.

    http://semdorsemvitoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pessoas têm conceitos diferentes de família. Para mim, família nunca teve a ver com sangue, mas com afinidade.
    Eu escolhi viver longe de minha família, pois queria mais qualidade de vida. Quis o universo que eu construísse uma nova família, e dessa não consigo - nem quero - me separar.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a sua visão para a família é a que abrange mais pessoas. Eu até gostaria de me encaixar melhor nela, mas eu sou desapegado até demais. E não é por falta de amor. Amo minha família, mas gosto ainda mais da independência. Fui me aventurar pelo mundo afora e confesso que a falta que senti foi mínima. Sinto falta de morar longe. Que minha mãe nunca veja eu falando isso, mas eu costumo sentir bem mais falta dos meus amigos. hahaha....

    ResponderExcluir
  5. Erick,
    Eu também era assim. Como disse, só foi quando me mudei de verdade que a ficha caiu!

    ResponderExcluir
  6. Seguindoo!!! show os textossss
    parabens e sucesso ao blog

    http://souzacoms.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que a última frase do post foi perfeita. Os nossos são parte de cada milímetro do que nos tornamos. Família é importante, é primordial, mas tbm é preciso manter os laços sem manter os nós. Eu sou feliz demais porque construí minha família e a tornei ainda maior, com os meus familiares queridos (e só os queridos) e os familiares queridos do meu marido (e só os queridos) e a nossa cachorrinha. :) um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Adoreei o post! Parabéns pelo blog é lindo!

    Beijos
    http://withbossa.blogspot.com/
    @ga_matos

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de deixar registrado, neste serviço de atendimento ao leitor, que a leitora ficou encantada com o texto!... Até a sua(minha) necessidade de solidão achou interessante a abordagem sobre a necessidade de pessoas. A leitora ainda está intrigada com a última frase, no sentido de concordar ou não com ela. Inté!

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Gostei do teu blog!! Achei tua divulgação em uma comunidade do Orkut.
    Mas minha intenção em mandar este recado é para contribuir com outros blogueiros!!
    Criei um grupo no facebook com o intuito de mostrar novos blogs que tenham um cunho literário ou que façam um pouco de reflexão. E o teu se enquadra bem nesse perfil.
    Se não se importar, vou divulgá-lo por lá.
    Se quiser dar uma olhada nos meus, não ficarei chateado :D

    www.teclasliterarias.blogspot.com
    www.raiosca.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor