quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Página 2011


Tenho medo de páginas em branco. Medo e fascínio. Quando criança colecionava cadernos cheios de linhas vazias. Às vezes escrevia neles. Não gostava, apagava, rasgava a folha. O cheiro da lombada rígida, a costurar margens e margens intocadas, e pensar que um dia talvez minhas idéias colorissem aquele mundo vazio. Estou ainda a procurar o segredo de preencher essas lacunas tristes. Ainda não consegui. É preciso muita beleza para não estragar a imensidão virgem do papel.

Sempre tive problemas com diários e agendas em particular. Imagina se eu, que nunca terminava nada, teria disciplina para seguir um calendário! Eu queria mesmo era seguir meus instintos, começar pelo meio e desenhar no começo. E eram só rabiscos encardindo meu mundo tão branco, que escapavam do lápis enquanto eu pensava no quê escrever. De tanto pensar, deixei as histórias de amor e aventura escaparem, procurei as palavras certas sem saber que elas fogem ao menor encalço. E fiquei apavorada com aquela pergunta insistente martelando no pedaço de papel em branco. Fugi, como muitas vezes ainda faço. E se cuspo palavras, é porque já não agüento viver no nada.

A analogia é válida. Se o silêncio da vida é tão grande a ponto de preenchermos com conversas e música, se as conseqüências dos meus atos mancharão a memória, então estou metida dentro do maior livro em branco já escrito. Eu não sei se o próximo parágrafo será o melhor, o mais curto ou comprido. Tantas páginas desperdiçadas querendo sublimar sentido em tudo. É assustador, eu sei. Cada manhã fresca esperando por continuidade, logo eu que tenho horror à iniciativa! Em homenagem a tantos cadernos abarrotados no fundo do estante, tomei a decisão. Eu não preciso ser uma obra de arte. Eu só preciso chegar ao fim completamente preenchida.

Um feliz 2011 a todos vocês.

8 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, do tema, e dos posts em geral, alem de voce escrever muito bem tambem. Espero que meu blog possa ter o prazer de sua visita. http://www.jesusapproves.blog.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu blog. Excelentes textos!
    Seguindo.

    ---------------------------------
    http://keyofthought.blogspot.com/
    ---------------------------------

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo! Fascinante do começo ao fim. Você escreve divinamente. Feliz 2011!

    http://orasbolotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É interessante como acabamos tendo uma relação física, digamos, com certos objetos. No meu caso, tenho com os livros. Gosto do cheiro, do toque. Novos ou velhos, todos instigam.

    Parabéns pelo texto!! Faz com que tenhamos vontade de ler do início ao fim e ler ainda muitos outros.

    Bom 2011!!

    Rose,
    http://inutilidadesliterariaseafins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Lindo, fah! Que 2011 seja um ano excelente (sem greves!) e que você possa ter gosto de preencher seu caderno!
    bjos e tudo de bom pra ti... :D

    ResponderExcluir
  6. Adoreeii o texto!
    Saudades de passar por aki!
    Peço desculpas pelo sumiço... o tempo que é curto mesmo.


    Vim desejar um Feliz 2011. Que toda sorte de bênçãos seja sobre vc neste ano que se inicia!!

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. preencheremos assim, sem medo, sem culpas e sem pretensões de obras primas, por que o livro da vida pode ser a obra mais fascinante já escrita.
    Feliz 2011 pra nós, Fabi.

    ResponderExcluir
  8. hey, te achei na comut do orkut.

    Conheça meu blog...www.umsouniverso.blogspot.com
    Se tiver afim, me siga que eu te sigo!

    beijos!

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor