quinta-feira, 13 de maio de 2010

Uma dica valiosa

Um pequeno desabafo aos que torcem o nariz para a minha inutilidade acadêmica: eu queria ser altruísta o bastante para cursar Medicina. Ou, quem sabe, ter nascido com algum talento aritmético que ultrapassasse os limites da regra de três. Engenharia Civil? Muita física para o meu caminhãozinho de areia. Desapontei a mãe, que me queria estudando Direito. Não vou defender a minha raça de Comunicólogos, tão constantemente menosprezada. Mas cuidado conosco, e falo sério. Essas criaturas esquisitas largadas em um canto qualquer, algumas precocemente taxadas de autistas (cof, cof), ruminam ideias o tempo todo. Infiltram-se em suas casas pelas frestas da informação, e de repente são muito mais eficientes do que os doutores sem doutorado. Em tempos de eleição presidencial, o alerta soa ainda mais sensato.





A publicidade é um castelo dourado de artimanhas, calcado no princípio da sedução a qualquer preço. E a psicologia de seus resultados é um dos campos de estudo mais fascinantes, mas a beleza do processo fica reservada aos entusiastas da área. Parodiando o escritor Arthur Clarke, uma persuasão bem sucedida é indistinguível de mágica. A propaganda eleitoral, então, é a Medusa desse universo. Atrai a atenção do cidadão despreparado, petrificando seus conceitos e suas verdades. Na telinha, todos são heróis reluzentes de batalhas pelo desenvolvimento. O verdadeiro lutador, no entanto, está perdido em algum santuário de promessas perdidas com o controle remoto na mão. Cuidado, muito cuidado. Não deixe merecer o seu voto alguém que pode trair a confiança do resto de nós. Nessa eleição, pesquise o histórico dos candidatos, descubra o que a propaganda nunca vai mostrar.

Para completar o raciocínio, segue abaixo um dos comerciais mais brilhantes da história da propaganda brasileira:




“É possível contar um monte de mentiras, dizendo só a verdade”

É, pois é.

5 comentários:

  1. Nossa, Fabiane, que lindo texto! Essa é a mais valiosa de todas as dicas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sei nem o que comentar. Tu escrever muito bem, texto impecável! E o blog, lindo. Superantenado, versátil. Gostei mesmo! Tens futuro no jornalismo (carreira que, também sigo eu) hahaha
    Beijos, guria!

    ResponderExcluir
  3. esse comercial é brilhante mesmo.
    Pois é mesmo, temos que tomar muito cuidado com todo tipo de informação que nos é dada, as pessoas tem que ser "curiosas" e sair pesquisando , não votar em alguém somente pela base que a tv deu sobre ela.

    muito bom texto!
    ;*

    ResponderExcluir
  4. sensacional, ótima escolha... que venham as eleições... (ai meu deuuss... quem poderá nos defender?? =/)

    ResponderExcluir
  5. Oi... peguei seu blog, acho que na comu e to seguindo.
    Me segue tb!

    Publicidade... meu sonho*-*
    Mas este ano (apesar de não ser tão garotinha mais) presto bvestiba pra tentar Comunicação Social. Antes tarde do que nunca! (será??)

    Aguardo sua visita!
    BjOs*-*
    http://www.evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor