terça-feira, 25 de maio de 2010

10 coisas que a Globo precisa saber



Brasileiro que é Brasileiro gosta de novela. Em uma espécie de sadismo egoísta, espera ver nos personagens os dramas que experimentam na própria pele. E até que os índices de audiência provem o contrário, a Rede Globo ainda domina a arte de cativar o público nesse sentido. Quem nunca se pegou ouvindo trechos de diálogos sobre beltrano que traiu fulana, histórias contadas em tom fúnebre da desgraça próxima, para só então descobrir que se tratava de ficção?

É, pois é.

O velho argumento de que as novelas da emissora pretendem retratar a realidade, no entanto, está longe de ser verdade. Tenho certeza de que os diretores/roteiristas estão vivendo em outro planeta, ou alguém teria o bom senso de contar a eles que:

1) O Zé Mayer não é mais sexy.

Não sei mesmo por que insistem em escalar esse ator para os papéis de putão homem libidinoso. O sujeito está quase caducando, mas surge de repente com todo um vigor sexual de dar inveja à nova geração, e a gente se pergunta se aquele olharzinho caído seria mesmo capaz de seduzir alguém com menos de 40 anos e juízo na cabeça. Se nas cenas de beijo os pixels denunciam a crista de galo que é o pescoço do sujeito, como acreditar na irresistibilidade de sua nudez, me diz?!

2) A verdadeira refeição mais importante do dia é o almoço...

Porque ninguém tem tempo de tomar café da manhã, nem dinheiro para comprar todas aquelas frutas suculentas, os bolos, pães de vários formatos, torradas e suco de laranja fresquinho. Será que tudo é de verdade? Porque um dia acordei e minha mesa de café da manhã estava recheada de semelhante variedade. Mas, no meu caso, todas as frutas eram parte de um arranjo de decoração feito de cera. Na vida real, a gente se contenta com um pãozinho com manteiga, café e leite com toddy.


3) Não existe sotaque universal.

Alguém pode avisar ao Tony Ramos, por favor? Por mais competente e simpático que ele seja, ninguém pode mesmo fingir que Americano, Grego, Indiano e Italiano soam da mesma forma. Seria demais exigir que o ator fosse poliglota, é claro. Mas usar o mesmo truque em todos os papéis estrangeiros (que se resume em usar português mesclado a expressões do idioma em questão) é subestimar a galera.

4) Adolescentes tem espinhas, bebem, são insuportáveis e transam feito coelhos.

No mundo mágico de Malhação, só os vilõezinhos passam pelos problemas das crianças de verdade. Agora piorou tudo, resolveram americanizar a história: tem até pista de gelo, com direito a campeonato de hóckey e tudo. O filho do Fábio Júnior, ouvi dizer, tem feito muito sucesso. Será que ele se candidatou a colírio da Capricho, no passado?


5) Briga de mulher dá ibope, mas enjoa.

Desde o sucesso do espancamento de Nazaré em Senhora do Destino, a moda pegou. Agora o embate entre vilãs é no braço, ou melhor dizendo, nos puxões de cabelo. Diplomacia, que nada. Morte às piranhas!

6)O casamento nem sempre é um final feliz...

Mas, na novela, todo mundo se casa no final. Esse parece ser sempre o desfecho perfeito para os romances que enrolaram a trama inteira, roubando tantos meses da sua atenção. O último capítulo, então, ninguém precisa assistir. É véu e grinalda na certa.

7) Mulheres tem períodos férteis diferentes.

Ou seja, é meio improvável que todas engravidem ao mesmo tempo. Sem falar que os sintomas aparecem uma semana depois do coito, os espermatozóides são ninjas, e as crianças já nascem grandes e cabeludas. Esse mundo da Globo é fenomenal.

8) A Vera Fischer não pode mais sorrir.

Desistam da idéia de dar mais um papel de tiazona simpática ou gostosa do bairro. O Zé Mayer está ai pra provar que os mais bonitos também envelhecem, mas pior ainda é quando tentam parar o tempo.

9) Temporais não começam do nada...

Geralmente vêm precedidos de algumas gotas, o que não acontece na meteorologia do Projac.


E o último, e talvez mais importante, para uma emissora de tal cacique:

10) Não só de rostos familiares se fazem as boas tramas.

12 comentários:

  1. MUUUUITO BOM O POST! HAHAHA
    ri demais com ele..

    eles insistem em colocar os 'idosos' pra fazerem papéis de pegadores.. isso é doentio!

    e o sotaque tb.. todo mundo ja manjou!!

    uma outra coisa, a globo precisa aprender a fazer pobres e caipiras, porque sempre fica aquela coisa caricata!


    http://semumproposito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ENTRA AÍ
    É A COMUNIDADE PRA QUEM NAO DÁ CALOTE

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93937074

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post, mas fabi acho que seria meio hipocrisia de sua parte você está querendo se formar em jornalismo fica criticando a globo assim pois qualquer estudante de jornalismo que se preze se a globo chamar pra trabalhar lá irá !

    http://qqissoamigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. UHAUHAUHAUH Bom demaaais o texto! Eu não assisto novela, mas o pouco que já vi das "novelas globais" tem todos esses itens acima mesmo. E outra, os diálogos são as coisas mais piegas e forçadas do mundo. Por isso que nunca tive interesse, sou mais assistir seriados de comédia, onde os personagens caricatos são feitos assim intencionalmente pra fazer a gente rir ;)

    xx

    http://viciadasem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. adorei o post.
    acho a Globo manipuladora.
    A globo tem até programas que se salvam(Fantástico, Profissão Repórter),
    mais pelo amor de Deus, aquele Faustão já era.


    Concordo em cada parte do post x)

    cuide-se. bj

    ResponderExcluir
  7. A audiencia nao se identifica com os dramas, mas sim com a vida que nao podem ter. Por isso todos sao sempre ricos e donos de empresas, mostrando casas exuberantes, viagens, roupas, etc ... ninguem quer ver problemas em favelas ou classe media como assunto principal na novela, mas sempre tem alguma historia paralela q acontece nesses locais para nao excluir e ficar muito ficticio.
    Como a Globo acerta no alvo? Facil. Pesquisas sao realizadas semanalmente com pessoal d todo o Brasil, e com base nas informacoes, o autor vai escrevendo a novela. Claro q nao ela toda.
    Quando a Globo aprova um roteiro, a historia tem comeco e fim ... o meio vai sendo moldado d acordo com a opiniao publica. Espertos nao? Mas eh igual as pesquisas do IBOPE, ninguem nunca te entrevistou, mas elas existem heheheh.
    Concordo com as dicas para os autores. Ze Mayer nao eh sexy e Vera Fisher nao pode rir heheheh..

    Dah uma passada no meu blog!
    http://artculando.wordpress.com
    =)

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo,
    Eu, pessoalmente, não gosto do tipo de Jornalismo que a Globo faz. Mas admiro a emissora como um todo por todo o plano de estratégias e marketing que nosso amigo articulando mostrou aí em cima. As novelas é que eu não gosto mesmo... hehe

    ResponderExcluir
  9. Hahahahahaha AMEI, guria! O nº1, então, expressou tudo o que eu tenho dito: coloquem o Zé Mayer em algum papel de avô decente, vovôzinho mesmo, por favoooor!
    E quanto ao Tony Ramos, além do dito "sotaque universal", o que é ele, quase idoso, beijando a menina nova protagonista, que confesso, não sei o nome? Por favor né...Velhos tarados já basta os das ruas! Hahahahaha
    Um beijo, girl

    ResponderExcluir
  10. cara a globo e um pé no saco
    so com aquelas novelinhas
    ja encheu.

    ResponderExcluir
  11. AMEI O POST, rs

    Realmente, as novelas andam todas muito parecidas, parecem até que existe uma "embalagem" já pré definida para elas...

    Só assistir o primeiro capitulo para saber como termina... Isso realmente precisa mudar, as dicas foram otimas! Rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  12. heio heio heio heio//
    meu café da manhã s ebasei em pãozinho,café e leite 'kk!não nas fantásticas mesas que aparecem na novela!

    wiops, gostava mais das novelas mais antigas da globo.confesso que hoje não tenho tempo de assistir ,mas sei que antigamente cada novela era uma trama , hoje eles padronizaram as coisas.ficou muito chato O.O
    MALHAÇÃO TA UMA DROGA //nem perco tempo de assistir!

    ficou muito boom o texto!

    ResponderExcluir

Serviço de atendimento ao leitor